Delegada Geral do Governo de Flandres visita o projecto INGUISSA

Delegada Geral do Governo de Flandres visita o projecto INGUISSA

Decorreu hoje, dia 12 de Julho de 2022, uma visita de cortesia da Sra. Geraldine Reymenants, Delegada Geral do Governo de Flandres para África Austral, acompanhada por Kaat Mathys, Delegada Geral Adjunta do Governo de Flandres em Moçambique, e por Mauricete Ruco, Oficial de Programas, e Monitoria e Avaliação do Governo de Flandres em Moçambique, na província de Maputo, no distrito da Matola, para uma breve visita ao Projecto INGUISSA, implementado pela Fundação Ariel Glaser contra o SIDA Pediátrico em parceria com a Direcção Provincial de Saúde bem como a Direcção Provincial da Educação.

A equipa do Governo de Flandres iniciou a sua visita com um breve encontro de cortesia com Danilo Ventura, Director da Escola Secundária da Machava,que expressou os vários ganhos que a escola obteve por ser uma das escolas que se beneficia do Projecto INGUISSA. Danilo ressaltou a importância da capacitação que os professores e os estudantes receberam por parte da equipa do INGUISSA nos temas de Saúde Sexual Reprodutiva bem como o facto de poder ter a clínica móvel junto à escola. Após o encontro, foi o momento de visita à clínica móvel – SAAJ MOVA – para conhecer a equipa e saber um pouco mais ao detalhe sobre os serviços que os jovens recebem na clínica móvel. Catarina Mboa, coordenadora do Projecto INGUISSA, referiu que diariamente o SAAJ MOVA recebe cerca de 75 jovens dos 10 aos 24 anos. “Aqui no SAAJ MOVA oferecemos serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva para raparigas e rapazes, oferecemos métodos contraceptivos, fazemos promoção de hábitos de vida saudáveis, fazemos educação Nutricional. Fazemos também o aconselhamento e a testagem em saúde (HIV, ITS e outras doenças) bem como damos apoio psicossocial e fazemos o referenciamento para os cuidados especializados.” afirmou Catarina.

As equipas dos SAAJ MOVA também apoiam aos SAAJ das US, através da provisão de serviços, formações e mentorias regulares.

Enquanto a equipa visitava o Canto de saúde da Escola Secundária da Machava, que foi apetrechado com Material de Informação, Educação e Comunicação (IEC) e pequenas obras, a turma do 10º ano preparava-se para apresentar uma peça de teatro sobre sexo transacional. A peça teatral frisou o impacto negativo do sexo transacional nos adolescentes e foi aplaudida por todos.

Após o término da visita à escola, a equipa do Governo de Flandres, os representantes da Fundação Ariel, DPS, Serviços distritais de saúde, foram conhecer o SAAJ do Centro de Saúde da Machava 2. Este SAAJ foi escolhido a nível da província para ser o SAAJ Modelo. É neste SAAJ que são capacitados técnicos de diversas Unidades Sanitárias responsáveis pelo atendimento dos adolescentes e jovens. Até à data, foram formadas 30 Enfermeiras de Saúde Materno infantil.