MCAPS
Programa de Reforço da Capacidade da Malária em Moçambique – PMI (MCAPS)
O MCAPS é financiado pela USAID Moçambique em coordenação com a Iniciativa do Presidente dos Estados Unidos para a Malária (PMI) e implementado pelo Medical Care Development, Inc. (MCD) e seus parceiros de consórcio: Mozambique Health Committee (CSM), Fundação Ariel, Fundação para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), FHI 360, e Consórcio da Malária (MC).
Objetivos:
- Melhor acesso aos protocolos de serviços de malária nas áreas específicas;
- Reforço da recolha e utilização de dados sobre a malária a nível nacional, provincial, distrital e comunitário; e
- Aumento da capacidade do Ministério da Saúde e dos parceiros locais para planear e gerir intervenções baseadas em evidências de malária a todos os níveis do sistema de saúde.
Actividades desenvolvidas Novembro de 2022 a Março de 2023
- Concluída a montagem dos escritórios em Nampula
– Estabelecidos mecanismos de coordenação e alinhamento do workplan com o Programa Nacional de Controle de Malária (PNCM, SPS/DPS
– Integração nos grupos técnicos de manejo de casos e monitoria e avaliação
- Finalizado o recrutamento dos recursos Humanos e indução das equipas nas SDMAS
– Especialistas no manejo de Casos (3 regionais- Angoche, Nacala Porto e cidade de Nampula)
– Especialistas em Monitoria e avaliação (3 regionais- Angoche, Nacala porto e cidade de Nampula)
– Oficial de administração e finanças (1 provincial- Cidade de Nampula)
– Cada região cobre entre 6 a 9 distritos,
- Seleção dos distritos e Unidades sanitárias
A Provincia de Nampula possui 23 Distritos, 241 Unidades sanitárias. De acordo com critérios epidemiológicos, nomeadamente incidência da malaria, e, % de casos de Malaria nas consultas externas, foram selecionados 9 distritos correspondentes a 123 Unidades sanitárias para apoio intensivo e 14 distritos com 118 US dos quais 56 que terão apoio padrão. O suporte técnico será comum a todos os distritos, somente a frequência de visitas ficara reduzida nos distritos padrão 1 visita trimestral)
- Avaliação de base
Foi feita a avaliação de base em 18 US ( 3 em cada 2 distritos nas 3 regiões). Os resultados ainda estão a ser avaliados para completar a linha de base do projecto, e, para que se adapte a assistência técnica, as lacunas especificas encontradas.
Desempenho dos Indicadores de Janeiro a Março de 2023
No período referido foram atendidos 2.618.177 dos quais, 1. 359.478 fizeram teste de malaria, e destes 785.067 testaram positivos tendo sido tratados 783724 pacientes. De todos casos de malaria identificados na província de Nampula (297973) 38%, ocorreram em crianças ˂ de 5 anos. Em relação ao tratamento 99% dos pacientes testados foram tratados. O teste Rapido de malaria foi o mais usado para diagnosticar Malaria (94%).
Neste trimestre houve um aumento do n° de casos de Malária (761.811 Q1 e 785067 Q2) em 3%, este pode dever -se a um aumento no número de testagem; porem, os próximos passos será intensificar a monitoria para identificação de oportunidades, para melhorar a cobertura e, a qualidade do tratamento e testagem, e maior coordenação com outros parceiros para melhorar a prevenção.
Apesar do aumento do número de casos de malaria o número de mortes por malaria diminuiu ( Q1 15, Q2 10), o projecto apoiou os distritos a resolver as lacunas através da revisão de dados, incluindo as mortes por malaria e prestação assistência técnica para uma melhor gestão de casos.