Vitoria Diogo enaltece o trabalho da Fundação Ariel na Província de Maputo

Vitoria Diogo enaltece o trabalho da Fundação Ariel na Província de Maputo

Vitoria Diogo enaltece o trabalho que a Fundação Ariel tem vindo a prestar na Província de Maputo

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Diogo, efetuou hoje, dia 22 de Junho, uma visita de trabalho ao Hospital Provincial da Matola (HPM). Vitória Diogo iniciou a sua visita  aquele hospital com a apresentação, por parte da Dra. Paula Rodrigues, Directora do HPM, do novo sistema de gestão de filas no Serviço de Urgência do HPM, instalado pela Fundação Ariel.

Vitoria Diogo afirmou que “o sistema eletrónico instalado vai permitir a implementação com sucesso do Protocolo de Manchester o qual categoriza os pacientes para o atendimento conforme o seu estado e ajuda a controlar a demanda desde os mais graves aos mais moderados”.

Dra. Paula Vaz, Directora Executiva da Fundação Ariel Glaser contra o SIDA Pediátrico, explica que o sistema eletrónico instalado surge face a um problema colocado pelo hospital, há menos de duas semanas. “[Este] é um claro exemplo da flexibilidade, inovação e capacidade de resposta da Fundação Ariel. Foi possível, de forma rápida e em conjunto com a equipa do HPM, instalar o equipamento e criar o software necessário, simples e de fácil manejo, de forma a ajudar o Hospital a servir melhor os pacientes que acolhem ao serviço de urgência, através do sistema de Manchester.”

O protocolo de Manchester é uma ferramenta de triagem clínica que permite que os atendimentos nos hospitais, neste caso nas urgências, sejam realizados conforme o seu estado de saúde categorizando-os desde o vermelho (emergência) passando pelo laranja (muito urgente), amarelo (urgente), verde (pouco urgente) e por fim o azul (Não urgente). Com a implementação do protocolo de Manchester o HPM irá garantir um atendimento com mais qualidade e melhora a previsibilidade do tempo de espera.

Vitoria Diogo reconhece que “a instalação destes equipamentos eletrónicos é, mais uma vez, fruto da mobilização de parcerias e com o governo, sobre liderança da sua excelência o Presidente da República tem estado a fazer e tem sido possível com o apoio do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR), através dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e da Fundação Ariel Glaser contra o SIDA Pediátrico.”

A Fundação Ariel tem vindo a trabalhar na área de reforço de sistemas de saúde, programas de HIV, TB, saúde da mãe e da criança, nutrição, comunicação, laboratório, farmácia, monitoria e avaliação, desde 2011, na Província de Maputo assim como em Cabo Delgado.